Certificação Correspondente Transacional

INSCREVA-SE JÁ!

services

I-REC

O que é a Certificação I-REC?

O I-REC Service é um sistema global de rastreamento de atributos ambientais de energia projetado para facilitar a contabilidade confiável de carbono, para Escopo 2, compatível com vários padrões internacionais de contabilidade de carbono. I-REC permite a todos os usuários de eletricidade fazer uma escolha consciente e baseada em evidências para a energia renovável, em qualquer país do mundo.

O ciclo de certificação funciona da seguinte forma: uma empresa que deseja ser emitente de I-RECs (certificados de energia renovável) deve aderir ao Código I-REC, passando por uma auditoria documental pelo emissor local. O emissor local no Brasil é o Instituto Totum. Estando com todos os documentos conformes e finalizada a auditoria, a empresa paga as taxas do Programa e é registrada na Plataforma I-REC. Após inclusão na Plataforma, a empresa passa a ter permissão para emissão e transferências de I-RECs (cada I-REC equivale a 1MWh de energia gerada).

Clique aqui e assista o vídeo que explica em detalhes o sistema de Certificação I-REC:

fonte: http://www.internationalrec.org/how-the-i-rec-standard-works

Qual é o Papel do Instituto Totum no I-REC?

O I-REC Standard (entidade internacional que controla o Sistema I-REC no mundo) mantém um registro central, a partir do qual os vendedores e compradores podem negociar I-RECs. Para tanto, o I-REC Standard dá autoridade para empresas externas registrarem empreendimentos geradores de energia e, posteriormente, emitirem I-RECs. Estas empresas são chamadas de emissores locais.

Os emissores locais podem ser uma agencia governamental ou entidade independente, de preferência agindo com o reconhecimento e apoio das autoridades governamentais. Têm autoridade para registrar, supervisionar e auditar os empreendimentos produtores de eletricidade renovável, e emitir os I-RECs para os registrantes em nome da I-REC Standard, na região determinada em contrato firmado entre a I-REC Standard e o emissor local.

O Instituto Totum é o órgão emissor local e representante do I-REC Standard no Brasil. Veja mais

O Instituto Totum é o responsável, desde 2011, pelo desenvolvimento e gestão do sistema de certificação de energia renovável voluntária no Brasil, em parceria com a ABRAGEL (Associação Brasileira de Energia Limpa) e ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica).

Para conferir os empreendimentos certificados no I-REC: https://registry.irecservices.com/Public/ReportDevices/ - aplicar o filtro "Brazil" - "Equal", na coluna "Country".

Para conferir os empreendimentos certificados no REC Brazil: http://www.seloenergiarenovavel.com.br/index.php/empresas-certificadas.html

Clique nos links abaixo para conhecer os Documentos Necessários para certificar empreendimentos no I-REC:

- [B] Código I-REC v. 1.4

- [B] CSD02 - Registro de Dispositivos de Produção de Energia - Empreendimentos v1.3

- [B] CSD04 - Emissão de I-RECs v. 1.4

- [B] CSD01 - Solicitação de Abertura de conta no I-REC para registrantes e participantes v1.0

- [B] BR2016_14_List of evidences Verification in Brazil v. 06

- [B] Guia I-REC - Como o I-REC Funciona

- [B] Guia I-REC – Registrar um Dispositivo Gerador e Emitir I-RECGuia I-REC – Registrar um Dispositivo Gerador e Emitir I-REC

- FM.13b.14 - Condicões financeiras da Certificacão I-REC e REC Brazil

 

Instituto Totum de Desenvolvimento e Gestão Empresarial Ltda.
Luciano Figueredo ou Celina Almeida
Tel.: (11) 3372-9575
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.