Instituto Totum

Para obter a Certificação de Correspondente Transacional, basta ser aprovado na prova?
Não, pois a Certificação vai além do exame. Adicionalmente, o candidato deverá aceitar o Código de Ética e Conduta e as regras da Certificação, além de submeter-se à Ouvidoria. Caso o candidato não possua ocorrências na Ouvidoria e tiver desempenho igual ou acima de 70% no Exame de Certificação, seu registro será emitido.

Ainda não fiz a prova, mas já me inscrevi no exame. Estou atendendo às regras do Banco Central e CMN?
Sim, se sua inscrição foi feita (paga ou validada) até o dia 24/02/2014 e seu exame já agendado com data máxima de 24/02/2015. Se esse é o seu caso, o Instituto Totum vai relatar que sua situação é conforme a Resolução CMN 4294/2013 – “oficialmente inscrito”. Assim que você realizar o exame e for aprovado, sua situação será alterada de “oficialmente inscrito” para “certificado”, e sua Certificação terá validade de 5 anos contados da data de seu exame. Caso você seja reprovado, terá até o dia 24/02/2015 para refazer o exame.

Ainda não fiz a prova e minha inscrição no exame foi feita após o dia 24/02/2014. Estou atendendo às regras do Banco Central e CMN?
Como sua inscrição foi feita após a data limite de 24/02/2014, sua situação não está de acordo com as Resoluções CMN 3954/2011, 3959/2011 e 4294/2013. Para se regularizar, basta fazer o mais rápido possível seu exame e obter a aprovação. Quando obtiver a aprovação, sua situação será divulgada ao mercado como “certificado”.

Trabalho num Correspondente e faço operações de venda de crédito consignado. Essa Certificação é suficiente?
Não, pois nossa Certificação é exclusiva para membros de equipes de correspondentes transacionais e sua atividade é típica de correspondente negocial. Procure outras Certificações no mercado, mais voltadas para sua atividade.

Sou dono de um Correspondente Transacional. Posso certificar minha empresa (CNPJ)?
Não, pois a Certificação pelas regras do Banco Central é exclusiva para as pessoas físicas que trabalham nos correspondentes. O Banco Central exige que a equipe (pessoas físicas) seja certificada, não a pessoa jurídica (CNPJ). Por enquanto não existe nenhuma Certificação voltada para pessoas jurídicas.

Como o Correspondente e a Instituição Financeira saberão de minha Certificação? Confira os profissionais certificados.
Concluído o processo de Certificação com sucesso, ou feita a inscrição formal até 24/02/2014, o profissional receberá um número de registro, que ficará disponível no site do Instituto Totum para consulta das partes interessadas caso tenha realizado o exame e aprovado. Enquanto não realiza o exame, seu registro indicará “oficialmente inscrito”. O Instituto Totum também enviará a lista de profissionais certificados e oficialmente inscritos às Instituições Financeiras, mediante solicitação. O profissional poderá a partir do site da Certificação emitir seu Certificado e carteira.

Uma vez Certificado, meu registro valerá indefinidamente?
A validade das Certificações será de 5 (cinco) anos a partir da data de vigência da Resolução CMN 3954/2011. Profissionais certificados após 24/02/2014 terão data de validade de 5 (cinco) anos contados da data de concessão da Certificação. Vencendo a data de validade da certificação, há necessidade de renovação da certificação. Após a Certificação inicial, a Ouvidoria fará o acompanhamento da conduta dos profissionais certificados.

O Instituto Totum oferecerá cursos preparatórios?
Não, devido à isenção de conflitos de interesse. O Instituto Totum não possui responsabilidade sobre qualquer curso de mercado.

Sou o responsável no Correspondente. Posso fechar uma turma de Exame da minha equipe?
Sim, basta contatar o Instituto Totum para os acertos logísticos e condições comerciais.

O esquema de Certificação possui reconhecimento formal do BACEN, CMN ou algum tipo de oficialização?
O Banco Central apoia as iniciativas de autorregulação, porém não valida ou reconhece formalmente qualquer tipo de Certificação de Correspondente. O reconhecimento é dado pela seriedade e competência das partes envolvidas. O Instituto Totum já é responsável pela Certificação de promotores de correspondentes ligados aos correspondentes negociais (certificação completa, consignado, veículos e CDC, crédito imobiliário) em parceria com ANEPS, tendo já certificado mais de 20.000 profissionais. Aí reside a reconhecida aptidão técnica.

Em que cidades o Exame será oferecido?
As datas e locais de prova estão disponíveis no calendário de exames.

Quando a Certificação será formalmente exigida?
A Resolução CMN 3954/2011 complementada pela 4294/2013 determina que, oficialmente, a Certificação de Correspondente ou inscrição oficial deve ser exigida a partir de 24/02/14. Porém, várias Instituições Financeiras têm demonstrado interesse em adiantar esse prazo.

E se eu não passar no Exame, poderei fazer nova prova?
Sim, o re-exame estará disponível para candidatos não aprovados, dependendo somente das questões de logística e do pagamento do valor do re-exame (R$ 129,45 no prazo de até seis meses da data de realização da prova).

Em caso de discordância sobre o meu resultado ou qualquer outro procedimento durante o processo de certificação, posso recorrer da decisão tomada?
Sim, basta preencher o formulário de apelação