Instituto Totum

Para obter a Certificação Profissional de Correspondente, basta ser aprovado na prova?
Não, pois a Certificação vai além do exame. Existe o requisito de educação mínima (4ª série do ensino básico, atual 5º ano do ensino fundamental), ter 18 anos completos. Adicionalmente, o candidato deverá aceitar o Código de Ética e Conduta e as regras da Certificação, além de submeter-se à Ouvidoria. Caso o candidato não possua ocorrências na Ouvidoria e tiver desempenho igual ou acima de 70% no Exame de Certificação, seu registro será emitido.

Como o Correspondente e a Instituição Financeira saberão de minha Certificação? 
Concluído o processo de Certificação com sucesso, o Promotor de Correspondente receberá um número de registro, que ficará disponível no site da CRCP para consulta das partes interessadas. O Promotor de Correspondente que optar, no momento da inscrição ou pós-aprovação, poderá receber uma Carteira Profissional Personalizada com seu nome e número de registro

Uma vez Certificado, meu registro valerá indefinidamente?
A validade será de acordo com a solicitação feita pelo candidato no momento da inscrição, podendo variar de 1 a 5 anos. Vencendo a data da Certificação, há necessidade de realização de nova prova para renovação da Certificação, permanecendo as mesmas regras para os próximos anos. Após a Certificação inicial, a Ouvidoria ANEPS fará o acompanhamento da conduta dos promotores de correspondentes certificados.

A ANEPS oferecerá cursos preparatórios?
Não. Entretanto, há cursos preparatórios fornecidos pelo mercado e a ANEPS indica o do Ibrep. Clique aqui e veja.

Sou o responsável no Correspondente. Posso fechar uma turma de Exame da minha equipe?
Sim, para provas presenciais aplicadas em equipes, basta contatar a ANEPS para os acertos logísticos.

O Processo de Certificação da ANEPS possui reconhecimento formal do Banco Central ou algum tipo de oficialização?
A Certificação ANEPS foi criada e desenvolvida para atender uma exigência do Banco Central do Brasil, por meio da Resolução Nº 3954/11, que exige que todo profissional que atua na intermediação de operações de Crédito deve ser Certificado. A Certificação ANEPS é aceita por todos os bancos que atuam no mercado.

A Certificação Profissional é obrigatória?
A Certificação de Promotores de Correspondente é obrigatória, desde 02/03/2015, de acordo com a Resolução Nº 3.954 do Banco Central, e todo profissional que atua no segmento e realiza qualquer intermediação de operação de crédito deve obter a sua própria Certificação.

Se eu for reprovado, poderei fazer nova prova?
A partir do dia 26 de fevereiro de 2018, todo candidato reprovado por nota tem direito à segunda tentativa de aprovação, sem custo adicional. Entretanto, se este for reprovado pelo processo de ouvidoria, deverá realizar sua reinscrição, com o pagamento do valor de uma nova inscrição.

Em caso de discordância sobre o meu resultado ou qualquer outro procedimento durante o processo de certificação, posso recorrer da decisão tomada?
Sim. Para isso, basta preencher o formulário de apelação e encaminhar por e-mail à ANEPS, juntamente com a documentação comprobatória. Sua apelação será avaliada pela Comissão de Certificação, e após decisão entraremos em contato para comunica-lo da conclusão. O prazo de retorno é de até 5 dias úteis.

Já realizei a prova, quando saberei se fui aprovado?
O resultado da prova é disponibilizado em até 5 dias úteis após a realização da avaliação.

Realizei a prova há mais de 5 dias úteis e o resultado consta “pendente”. O que houve?
Após a prova on-line, é realizado o processo de auditoria. A ANEPS entra em contato com o candidato via telefone, mas quando não consegue contato, deixamos esta mensagem em sua área restrita, para que ligue para a ANEPS e conclua o processo de certificação.

Qual a duração da prova?
Após efetuar o pagamento da inscrição, o candidato terá um prazo de 30 dias para realizar a prova. Ao iniciar a prova, o candidato terá 1 hora e 30 minutos para responder às questões e concluir a avaliação.

Como faço para enviar minha documentação para emissão da Carteira Profissional?
A documentação deve ser enviada através de Upload de documentos pela Área Restrita.

Qual é o prazo para envio da Carteira Profissional?
Após o candidato fazer o upload dos documentos, o prazo de envio da Carteira Profissional é de 30 dias úteis. O envio é feito por meio de carta simples, pelos Correios.

Certificação completa inclui o crédito Agrícola e o Microcrédito?
Não, a certificação completa inclui crédito consignado, imobiliário, CDC e Veículos.

Caso tenha problemas de conexão durante a prova remota, o que devo fazer?
O candidato deve entrar em contato pelo telefone (11) 3372-9582, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, para informar o ocorrido e dar continuidade na avaliação.