Instituto Totum

Para obter a Certificação de Correspondente Transacional, basta ser aprovado na prova?
Não, pois a Certificação vai além do exame. Existe o requisito de educação mínima (4ª série do ensino básico, atual 5º ano do ensino fundamental). Adicionalmente, o candidato deverá aceitar o Código de Ética e Conduta e as regras da Certificação, além de submeter-se à Ouvidoria. Caso o candidato não possua ocorrências na Ouvidoria e tiver desempenho igual ou acima de 70% no Exame de Certificação, seu registro será emitido.

Como o Correspondente e a Instituição Financeira saberá de minha Certificação? Confira os profissionais certificados. (para saber se o membro da equipe é certificado deverá ser informado o CPF do profissional).
Concluído o processo de Certificação com sucesso, o Promotor de Correspondente receberá um número de registro, que ficará disponível no site da ANEPS para consulta das partes interessadas. O Promotor de Correspondente que optar, no momento da inscrição ou pós aprovação, poderá receber uma carteira com seu nome e número de registro e a ANEPS fornecerá às Instituições Financeiras um serviço para validação das operações de forma "on line".

Uma vez Certificado, meu registro valerá indefinidamente?
A validade será de acordo com a solicitação feita pelo candidato no momento da inscrição, podendo variar de 2 a 3 anos na modalidade ON LINE e 5 anos na modalidade Presencial. Vencendo a data da certificação, há necessidade de realização de nova prova para renovação da certificação, permanecendo as mesmas regras para os próximos anos. Após a Certificação inicial, a Ouvidoria ANEPS fará o acompanhamento da conduta dos promotores de correspondentes certificados.

A ANEPS oferecerá cursos preparatórios? Confira as entidades conveniadas.
Não. Cursos preparatórios serão fornecidos pelo mercado.

Sou o responsável no Correspondente. Posso fechar uma turma de Exame da minha equipe?
Sim, basta contatar a ANEPS ou Instituto Totum para os acertos logísticos.

O esquema de Certificação possui reconhecimento formal do BACEN ou algum tipo de oficialização?
O Banco Central apoia as iniciativas de autorregulação, porém não valida ou reconhece formalmente qualquer tipo de Certificação de Promotores de Correspondente. O reconhecimento é dado pela seriedade e competência das partes envolvidas e a ANEPS já compartilhou seu esquema de Certificação com inúmeras Instituições Financeiras e Correspondentes, tendo obtido aprovação unânime.

Em que cidades o Exame será oferecido?
As datas e locais de prova estão disponíveis no calendário de provas.

Quando a Certificação será formalmente exigida?
A Certificação de Promotores de Correspondente é obrigatória desde 02/03/2015 de todo profissional que atua no segmento e realiza qualquer intermediação de operação de crédito, conforme determina a RES 3954/11 do BANCO CENTRAL DO BRASIL.

E se eu não passar no Exame, poderei fazer nova prova?
Sim, candidatos não aprovados, podem realizar sua reinscrição, com o pagamento do valor de uma nova inscrição.

Em caso de discordância sobre o meu resultado ou qualquer outro procedimento durante o processo de certificação, posso recorrer da decisão tomada?
Sim. Para isso, basta preencher o formulário de apelação e encaminhar por e-mail à ANEPS, juntamente com a documentação comprobatória. Sua apelação será avaliada pela Comissão de Certificação, e após decisão entraremos em contato para comunica-lo da conclusão.

Como faço para enviar minha documentação para emissão da carteirinha?
A documentação deve ser enviada através de Upload de documentos pela Área restrita. Em caso de dúvidas, consulte o Tutorial Upload.