Certificação Correspondente Transacional

INSCREVA-SE JÁ!

services
  • Home
  • Serviços
  • Verificação de Inventários de Gases de Efeito Estufa (GEE)

Verificação de Inventários de Gases de Efeito Estufa (GEE)

Com o aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera terrestre, podendo acarretar mudanças climáticas prejudiciais à humanidade, os diversos setores da sociedade (governo, empresas, ONGs, entre outros) têm mobilizado recursos para diminuir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE).

O movimento mais conhecido em prol da diminuição das emissões de GEE foi a assinatura do Protocolo de Kyoto por diversos países, que atribuiu metas de redução de emissão e instituiu mecanismos de mercado para abatimento das emissões.

Para a redução das emissões ou qualquer outra estratégia empresarial voltada para mudanças climáticas, é importante que a organização faça seu inventário de emissões de GEE, identificando assim suas fontes de emissão e sua contribuição anual em toneladas de dióxido de carbono equivalente.

O tema tomou tamanha proporção que a elaboração de inventário de emissões empresarial se tornou exigência de diversos índices de sustentabilidade, tais como ISE da BOVESPA e Dow Jones da Bolsa de Nova York, que atribui maior pontuação para empresas que possuem inventários verificados por entidade independente. Existem iniciativas de relato voluntárias, como o Protocolo GHG, que são consideradas básicas em termos de divulgação da sustentabilidade empresarial.

Além disso, no âmbito do território nacional, existem algumas iniciativas de órgãos ambientais voltadas para o relato e redução de emissões. No âmbito Federal foi lançado o Plano Indústria, que traça objetivos para alguns setores econômicos, incluindo gases de efeito estufa, a saber Químico, Cimento, Papel e Celulose, dentre outros.

No estado do Rio de Janeiro, o INEA já estabeleceu vínculo entre o licenciamento ambiental e suas renovações com a publicação de informações auditadas relativas às emissões de gases de efeito estufa Leia mais...

No estado de São Paulo, a CETESB por meio das Decisões de Diretoria 254/2012 e 082/2014, também faz exigências a respeito do relato verificado de emissões de gases de efeito estufa. Leia mais....

Finalmente, a partir do ano base 2014, os inventários apresentados à iniciativa voluntária do Protocolo GHG, que desejarem a distinção Ouro, deverão contratar verificação independente junto a Organismo de Verificação de Inventário de Gases de Efeito Estufa acreditados junto ao Sistema Brasileiro de Certificação.

O Instituto Totum realiza a verificação independente de inventários de emissão de gases de efeito estufa (GEE), segundo as rígidas regras da ISO 14065, atendendo às exigências do Protocolo GHG. 

O Instituto Totum possui uma equipe qualificada na realização de verificação de inventários de GEE de organizações de todos os setores econômicos, atendendo a requisitos de diversos Programas de GEE, como por exemplo, o Protocolo GHG, segundo a prescrição da rígidas norma ISO 14065.

As Normas da família NBR ISO 14064 tratam de diretrizes a respeito de quantificação, relato e verificação de inventários de gases de efeito estufa. A verificação independente de inventários de gases de efeito estufa é um diferencial de credibilidade para as empresas que relatam suas emissões, além de ser requisito mandatório em várias iniciativas e programas de gases de efeito estufa. 

A veracidade das informações do certificado apresentado pode ser verificada diretamente com a área de certificação do Instituto Totum, através do telefone (11) 3372-9572 ou através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

O Instituto Totum não realiza serviços de verificação e validação de Declarações de Gases de Efeito Estufa em organizações nas quais possa existir qualquer tipo de conflito de interesse. Para mais detalhes, consulte nossa Declaração de Imparcialidade clicando aqui.

Utilizamos cookies para que você tenha uma boa experiência em nosso site. Saiba mais.

  Eu aceito cookies de www.institutototum.com.br.