Selos - ABIC

Atuando junto à Associação Brasileira da Indústria do Café - ABIC desde 2004, o Instituto Totum gerencia os seguintes Selos da entidade:

selo-pureza-abicSelo de Pureza, criado pela ABIC em 2009, até o ano de 2019 contava com cerca de 3.000 coletas anuais para garantia de um café puro no mercado.

Até o final de 2019, mais de 400 empresas possuíam o Selo de Pureza, totalizando mais de 1.000 marcas seladas.

Todas as atividades são gerenciadas pelo Instituto Totum, incluindo:

  • Gerenciamento das atividades da Coletora de Amostras;
  • Reuniões interlaboratoriais periódicas para calibração dos Laboratórios;
  • Credenciamento de novos laboratórios para análises;
  • Gerenciamento de ações específicas da entidade para controle de fraudes em diversos estados, incluindo a emissão de relatórios estatísticos;
  • Atualização periódica de toda a documentação do Selo, incluindo Especificações Operacionais para as partes envolvidas;
  • Criação de sistemática e procedimentos detalhados para operação e gerenciamento do Selo, incluindo documentos como Termo de Adesão, Questionário Preliminar de Adequação, entre outros;
  • Representação da entidade em reuniões técnicas.

selo-3Sucessor do Selo de Pureza, o “Programa da Qualidade do Café – PQC” foi criado em 2004 com auxílio direto do Instituto Totum e foi gerenciado até 2019 pelo Instituto Totum.

O objetivo da ABIC com este Selo é garantir a qualidade da bebida e sua manutenção, demonstrar a qualidade do café brasileiro para o mercado e aumentar a satisfação dos consumidores, aumentando assim o consumo interno de café.

O programa, até o final de 2019, contava com mais de 100 empresas certificadas, totalizando mais de 1.000 produtos diferentes.

Todas as atividades são gerenciadas pelo Instituto Totum, incluindo:

  • Concepção do Programa, envolvendo criação da norma, regulamento, termo de adesão, critério de homologação de certificadoras e auditores e laboratórios;
  • Gerenciamento do Programa, incluindo Treinamento, credenciamento e gerenciamento das atividades das Certificadoras, Coletora de amostras e Laboratórios de análises;
  • Reuniões interlaboratoriais periódicas para calibração dos Laboratórios, incluindo a emissão de relatórios estatísticos;
  • Atendimento e esclarecimento de dúvidas às indústrias já participantes ou que possuem interesse de adesão ao Selo;
  • Atualização periódica de toda a documentação do Selo;
  • Criação de sistemática e procedimentos detalhados para operação e gerenciamento do Selo;
  • Reuniões periódicas junto ao Comitê Permanente da Qualidade ABIC, para apresentação da performance do Selo junto ao mercado e tomada de decisão sobre solicitações especiais e apelações provenientes de empresas certificadas;
  • Elaboração de relatórios técnicos periódicos ao Comitê Permanente da Qualidade ABIC, incluindo o detalhamento de todas as atividades realizadas relativas ao gerenciamento;
  • Elaboração de relatórios de benchmarking codificados para envio às empresas participantes do Selo, auxiliando-as a identificarem potenciais focos de desenvolvimento a partir de uma análise comparativa com o mercado.

selo-4Selo Cafés Sustentáveis do Brasil, criado em 2007, é uma Iniciativa aberta que visa promover a Sustentabilidade e a Qualidade na cadeia do Café, desde o processo agrícola, passando pelo beneficiamento até o processo industrial.

O programa, até o final de 2019, contava com mais de 15 empresas certificadas, totalizando mais de 20 cafés com este Selo. 

Todas as atividades são gerenciadas pelo Instituto Totum, incluindo:

  • Concepção do Programa de Cafés Sustentáveis, incluindo criação da norma de referência, regulamento, lista de verificação de auditoria, critérios para auditores e demais documentos;
  • Gerenciamento do Programa, incluindo treinamento, credenciamento e gerenciamento das atividades das Certificadoras;
  • Atendimento e esclarecimento de dúvidas às indústrias já participantes ou que possuem interesse de adesão ao Selo;
  • Atualização periódica de toda a documentação do Selo, incluindo Norma, Regulamento, Lista de Verificação de Auditorias, regras de credenciamento de Certificadoras;
  • Criação de sistemática e procedimentos detalhados para operação e gerenciamento do Selo, incluindo documentos como Termo de Adesão, Questionário Preliminar de Adequação, entre outros;
  • Reuniões periódicas junto ao Comitê Permanente da Qualidade ABIC, para apresentação da performance do Selo junto ao mercado e tomada de decisão sobre solicitações especiais e apelações provenientes de empresas certificadas;
  • Elaboração de relatórios técnicos periódicos ao Comitê Permanente da Qualidade ABIC, incluindo o detalhamento de todas as atividades realizadas relativas ao gerenciamento;
  • Estudo de equivalência entre PCS e demais programas de sustentabilidade do café existentes no mercado, a fim de oferecer ao industrial uma maior quantidade de opções de matéria-prima sustentável.

selo-5Círculo do Café de Qualidade, lançado em 2004, está inserido dentro das diretrizes da ABIC de aumento do consumo interno de café no Brasil, visando o fortalecimento do setor e a melhoria do padrão de qualidade do café, diferenciando os melhores estabelecimentos e promovendo o café de alta qualidade.

Até o final de 2019, o programa contava com mais de 10 cafeterias certificadas.

Neste período, as atividades gerenciadas pelo Instituto Totum, foram:

  • Concepção do Selo, incluindo criação da norma de referência, regulamento, regras para credenciamento de auditores;
  • Operação do Programa, incluindo realização de auditorias nos estabelecimentos; atendimento e esclarecimento de dúvidas às cafeterias já participantes ou que possuem interesse de adesão ao Selo;
  • Atualização periódica de toda a documentação do Selo, incluindo Norma, Regulamento, Matriz de Auditorias; criação de sistemática e procedimentos detalhados para operação e gerenciamento do Selo, incluindo documentos como Termo de Adesão, Questionário Preliminar de Adequação, entre outros;
  • Realização das auditorias do Selo, em formatos documental e in loco;
  • Reuniões periódicas junto ao Comitê Permanente da Qualidade ABIC, para apresentação da perfomance do Selo junto ao mercado e tomada de decisão sobre solicitações especiais e apelações provenientes de empresas certificadas;
  • Elaboração de relatórios técnicos periódicos ao Comitê Permanente da Qualidade ABIC, incluindo o detalhamento de todas as atividades realizadas relativas ao gerenciamento;
  • Disseminação do Selo junto à mídia.

 

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