noticias

Instituto Totum lidera verificação de inventários GEE no País

As empresas brasileiras tem se mobilizado cada vez mais para reduzir, voluntariamente, as emissões de gases do efeito estufa (GEE) resultantes de suas atividades e, desta forma, contribuir para a redução das emissões de carbono e os efeitos do aquecimento global. Segundo dados publicados pelo Protocolo GHG Brasil, que está completando dez anos, 71 empresas na categoria ouro reportaram emissões no ano passado, avanço de quase 50% em relação há cinco anos.

Dessas 71 empresas, 12 foram tiveram suas verificações de inventário feitas pelo Instituto Totum, que participa do Programa GHG desde o primeiro ano (2014), quando foi instituída a verificação oficial referente aos inventários de 2013. Nos últimos três anos, o Totum ocupa a liderança em verificação de inventários, conforme levantamento junto à plataforma do Protocolo GHG Brasil.

O selo categoria ouro é conferido às empresas que publicam seu inventário de forma completa e assegurado por um organismo verificador acreditado pela CGCRE - Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO-, os chamados “OVV”. A chancela de um OVV dá mais credibilidade às declarações de emissões de efeito estufa das empresas, garantindo ao mercado que as informações são verificadas com base em um padrão normativo internacional por uma terceira parte independente.

“O Instituto Totum vem se consolidando de forma muito técnica no mercado e tem por conduta atuar somente no processo de verificação, sem fazer atividades de consultoria na elaboração de inventários, aumentando assim a credibilidade e independência das avaliações”, destaca Fernando Giachini Lopes, diretor-presidente do Instituto Totum. Entre as empresas atendidas pelo Totum estão B3 (bolsa de valores brasileira), Caixa, Grupo Fleury, Ipiranga, MRV Engenharia, Nívea, entre outras.

A novidade deste ano de 2018 é a possibilidade de as empresas reportarem emissões referentes à energia pela escolha de compra (escopo 2 do Protocolo GHG). Empresas que comprovam a compra de energia renovável podem reportar emissões menores que aquelas que não conseguem rastrear suas escolhas de compra de energia. Nesse sentido, empresas que comprovam o consumo de energia renovável por meio da aquisição de Certificados de Energia Renovável (RECs) na mesma quantidade da energia consumida podem zerar as emissões desse escopo.

Segundo Fernando Lopes, além do relato formal dentro da plataforma do Protocolo GHG, muitas empresas utilizam o mesmo formato para relatar suas emissões e solicitam verificação independente para conferir maior credibilidade às suas declarações. Nesse ano até agosto, o Instituto Totum já verificou mais de 20 inventários de emissões de gases de efeito estufa.

Para dar mais agilidade aos processos de auditoria e revisão dos dados dos inventários de GEE, o Totum vai lançar no ano que vem uma plataforma eletrônica exclusiva para o processo de verificação.

Sobre o Totum

O Instituto Totum é um Organismo de Certificação que atua no mercado de auditoria independente, selos e programas de auto-regulamentação, desde 2006, gerenciando mais de uma dezena de selos e programas de certificação nos mais variados segmentos. Fornece soluções integradas aos clientes, desde a concepção até a execução de projetos concebidos para integrar e desenvolver cadeias de negócios através de selos e certificações setoriais.

 

Fonte: SEGS
Data: 21/09/2018

Utilizamos cookies para que você tenha uma boa experiência em nosso site. Saiba mais.

  Eu aceito cookies de www.institutototum.com.br.