INMETROO Instituto Totum é acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO para os seguintes escopos:

- Verificação de Inventários de Gases de Efeito Estufa (OVV)


- Gestão da Qualidade NBRISO9001:2008, sob número OCS038

English | Política de privacidade | Créditos

Notícias e artigos

 

Selo de qualidade premia empresas que produzem energia renovável

 

Certificação surge como mecanismo de valorização de ações inovadoras realizadas em território nacional.

por Lucas Tolentino, do Ministério do Meio Ambiente

Atestados de sustentabilidade comprovarão o papel internacional de destaque da matriz energética limpa brasileira. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, participou, nesta quarta-feira (14), em Brasília, do lançamento do Certificado e Selo de Energia Renovável das fontes eólica, de biomassa e de pequenas centrais hidrelétricas. Cinco empreendimentos desenvolvidos no país foram os primeiros a receber o título.

O selo surge como mecanismo de valorização de ações inovadoras realizadas pelas empresas em território nacional. A ministra destacou a liderança brasileira no assunto. Segundo os idealizadores da certificação, cerca de 90% da energia consumida no país são produzidos a partir de fontes limpas. “O Brasil tem de continuar a investir na matriz energética renovável”, enfatizou.

 

Interlocução

Para fomentar fontes limpas como a eólica e a solar, Izabella Teixeira ressaltou a importância de ação conjunta do governo com os demais envolvidos no processo. “É necessária uma interlocução efetiva entre o setor privado e produtivo e os próprios investidores”, explicou. “Temos de dar celeridade às iniciativas e inovar nas questões ligadas ao licenciamento”.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, reiterou a necessidade de um esforço integrado. “É preciso unir forças para dar continuidade ao desenvolvimento do Brasil que queremos”, afirmou. Entre os diversos segmentos, Lobão destacou a geração de energia por meio dos ventos. “O Brasil é o que mais cresce no avanço e no que diz respeito à instalação de energia eólica”, explicou.

 

Requisitos

Desenvolvido ao longo de mais de dois anos, o Certificado e Selo de Energia Renovável é uma iniciativa da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e da Associação Brasileira de Energia Limpa (Abragel), com gestão do Instituto Totum. O certificado será conferido a empreendimentos de geração de energia renovável que cumprirem requisitos ambientais e socioeconômicos. O selo será conferido aos consumidores que usarem a energia certificada.

Para solicitar o certificado ou o selo, os interessados devem completar um formulário preliminar disponível no site . Em seguida, é necessário enviar o questionário para o Instituto Totum pelo e-mail: certificadoenergiarenovavel@institutototum.com.br. Confira os cinco primeiros empreendimentos que receberam o certificado:

* Publicado originalmente no site Ministério do Meio Ambiente.

 

fonte: Site Envolverde
Data: 15/08/13

 

Voltar

Copyright© 2004-2014 Instituto Totum Ltda. - Todos direitos reservados.