Certificação Correspondente Transacional

INSCREVA-SE JÁ!

services

Correspondentes Transacionais

A Certificação de Correspondentes no País - Modalidade Transacional objetiva normatizar e qualificar a atuação dos profissionais que trabalham na linha de frente dos Correspondentes no País. Os Correspondentes Transacionais são aqueles que, contratados pelas Instituições Financeiras, representam importante elo da inclusão bancária, surgiram para atender à demanda do mercado, que precisava de um canal operacional apropriado para modernizar e racionalizar sua estrutura de atendimento.

Os Correspondentes Transacionais aumentam a capilaridade do sistema bancário, facilitando processo de abertura de contas corrente e poupança, recebimento de bolsas governamentais (como por exemplo, o Bolsa Família), recebimento de contas, boletos e tributos, encaminhamento da comercialização de produtos financeiros padronizados, dentre outras atribuições.

As Resoluções CMN 3954/3959 de 2011 e 4294/2013, dentre outras definições, estabeleceram as atribuições dos correspondentes no país e a necessidade de Certificação da equipe que trabalha no Correspondente.

O Instituto Totum lançou em 2014, de forma pioneira, a certificação específica para correspondentes transacionais e já certificou mais de 23.000 promotores.

A Certificação de Correspondentes no País – Modalidade Transacional é restrita à atuação das pessoas físicas que atuam sob vínculo de Correspondente no País da modalidade transacional.

Caso a pessoa física também atue na função de promotor de correspondente (chamado “agente de crédito”), como por exemplo, mas não se limitando a coleta de dados e encaminhamento de propostas de crédito para análise, venda de financiamento, crédito direto ao consumidor (CDC), arrendamento mercantil, crédito consignado, crédito pessoal, crédito imobiliário, crédito com garantia de imóvel, refinanciamento, entre outras, deverá buscar outras entidades Certificadoras ou Certificações específicas para seu escopo de atuação.

Site oficial da certificação: https://institutototum.com.br/stcp/totum/