REC Brazil

selo-9

O que é o REC-Brasil?

O Programa de Certificação de Energia Renovável “REC Brazil” é uma iniciativa conjunta da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e da Associação Brasileira de Energia Limpa (Abragel), com apoio da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (ABRACEEL), e da Associação Brasileira de Biogás e de Biometano (ABiogás), e visa fomentar o mercado de energia gerada a partir de fontes renováveis e com alto desempenho em termos de sustentabilidade.

O programa foi elaborado em 2011 por um grupo técnico designado pela ABRAGEL e pela ABEEOLICA, envolvendo diversos especialistas com experiência das áreas de energia, sustentabilidade, mercado e certificação, que foram responsáveis pela definição dos conceitos envolvidos para empreendimentos sustentáveis.

Em 2019, o Programa foi totalmente revisto para demonstrar seu impacto em termos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O critério para Certificação passou a ser então o atendimento comprovado a pelo menos cinco dos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O programa fornece, para empreendimentos de geração de energia com níveis diferenciados de sustentabilidade, o Selo REC Brazil. O Selo REC Brazil, colocado sobre RECs emitidos na plataforma I-REC, fornece garantia ao cliente de que a usina atende a critérios de adicionalidade, sustentabilidade nos aspectos sociais, ambientais e relação com a comunidade, assim como agregação de todos os atributos ambientais.

Essas iniciativas são coordenadas pelo Instituto Totum, que faz o papel de Emissor Local dos Certificados de Energia Renovável (RECs) no Brasil.

Governança

A Diretoria Executiva da ABRAGEL e a Diretoria Executiva da ABEEólica são as detentoras oficiais do Programa REC Brazil, e são as instâncias formais para relacionamento oficial com o órgão gerenciador (Instituto Totum).

São atribuições de cada parte envolvida:

- ABRAGEL e ABEEólica:

  • Comunicação formal às empresas de assuntos relativos à Certificação, tais como, envio de Atestados, emissão de cartas de advertência ou avisos;
  • Definição dos critérios para credenciamento de Organismos Auditores;
  • Esclarecimento de dúvidas relativas à forma de aplicação das logomarcas do Programa;
  • Tratativas contratuais, comerciais e jurídicas com os empreendimentos e/ou empresas.

- Comissão de Certificação, do qual fazem parte membros indicados pelas próprias Associações:

  • Aprovação periódica dos documentos do programa (Regulamento e Norma Técnica);
  • Deliberação das certificações e renovações com base nos resultados de auditoria apresentados de forma compilada e sigilosa pelo Instituto Totum;
  • Instância formal para solução de pendências e apelações dos empreendimentos em processo de certificação ou renovação.

- Gerenciadora (Instituto Totum):

  • Atendimento aos empreendimentos em processo de certificação e já certificados no Programa;
  • Realização das auditorias de conformidade em relação à Norma Técnica;
  • Esclarecimento de dúvidas referentes aos procedimentos operacionais do Programa;
  • Auxílio aos Organismos Auditores nos processos operacionais de auditoria;
  • Comunicação à Comissão de Certificação sobre os resultados de auditoria para deliberação final;
  • Gerenciamento do processo de emissão dos RECs (Certificados de Energia Renovável);
  • Emissor Local de Certificados REC Brazil no país;

- CCEE e ABRACEEL e ABiogás:

  • Apoiadoras do Programa;
  • Instâncias de consulta do Instituto Totum para assuntos técnicos específicos.

Ciclo de certificação

O ciclo de certificação no REC Brazil funciona da seguinte forma: o empreendimento deve aderir ao Regulamento do REC Brazil e assinar um contrato com o Instituto Totum, Gerenciador da Certificação. O empreendimento apresentará seu nível de aderência em relação a pelo menos cinco dos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, sendo auditado de forma documental e remota pelo Instituto Totum. Após auditoria, e caso os resultados estejam de acordo com os critérios do Programa (cada fonte de energia possui uma Norma Técnica específica), o processo é enviado para uma Comissão de Certificação, que faz a deliberação final do processo. A partir da certificação inicial, o empreendimento pode solicitar a emissão de RECs com base na sua geração efetiva de energia comprovada pelos relatórios de medição da CCEE - conforme regras do IREC Standard.

Esse Programa utiliza a plataforma de registro e emissão de RECs do International REC Standard, conhecido como I-REC. Isso garante que os RECs emitidos no Brasil seguem os mesmos padrões dos RECs emitidos em outras regiões do mundo. Ou seja, o ciclo de certificação do Selo “REC Brazil” pressupõe que o empreendimento já esteja registrado na plataforma I-REC ou que solicite esse registro na plataforma I-REC em paralelo

Para conhecer mais detalhes sobre o Programa I-REC, clique aqui

Critérios das certificações

Os critérios para certificação dos empreendimentos seguem a Norma Técnica específica por fonte de energia, conforme documentos disponíveis abaixo:

Regulamento Técnico

Norma Técnica Certificação REC Brazil – Fonte de energia Eólica

Norma Técnica Certificação REC Brazil – Fonte de energia Solar

Norma Técnica Certificação REC Brazil – Fonte de energia PCH (Hídrica)

Norma Técnica Certificação REC Brazil – Fonte de energia Biomassa

Além das Normas Técnicas, o empreendimento deverá aceitar e seguir as regras do Regulamento Técnico e preencher o Questionário Preliminar para obtenção de proposta

Para solicitar uma proposta para o REC Brazil, envie um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

As regras para transição de empreendimentos para o novo REC Brazil, estão aqui

Os termos e condições padrões para registro e emissões você encontra aqui

Sua empresa tem interesse em adquirir Certificados de Energia Renovável, os chamados RECs? Acesse aqui o Guia de Boas Práticas para Compra de RECs.

Se sua empresa é compradora de REC Brazil e quer divulgar essa iniciativa para o mercado? Conheça o Regulamento de uso do Logotipo clicando aqui.

Caso queira solicitar a autorização para uso do Logotipo, preencha o termo de uso clicando aqui. O envio do formulário deve ser feito ao Instituto Totum através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Acesse aqui o White Paper para conhecer e entender sobre os ativos ambientais.

Benchmarking

O Instituto Totum, no papel de Emissor Local de RECs no Brasil, elabora anualmente, desde 2019, um estudo de Benchmarking para análise geral do mercado de Certificados de Energia Renovável.

O objetivo deste estudo é auxiliar as Usinas, Participantes e público em geral a entender a evolução e status atual dos RECs no país e no mundo.

O Benchmarking é divulgado pelo Instituto Totum em dois formatos:

- Genérico, disponível no link abaixo, com apresentação de dados públicos e sem abertura de informações que sejam privadas dos Registrantes e Participantes;

- Específico, enviado exclusivamente aos Registrantes e Participantes, com apresentação de dados públicos e também um consolidado dos dados atualizados de cada Registrante / Participante da plataforma, comparando-os com dados codificados do mercado. O objetivo deste formato é possibilitar aos Registrantes e Participantes uma análise estratégica dos seus registros e/ou emissões, quando comparados ao restante dos players da plataforma.

Confira abaixo:

Benchmarking 2021

Benchmarking 2020

Benchmarking 2019

Atendimento à certificação LEED - GBC

Segundo informações do GBC Brazil, verifique aqui as certificações que consideram o REC Brazil.

Investimentos

Clique aqui para conferir as condições financeiras para os Programas I-REC e I-REC com Selo REC Brazil e I-REC.

 
 

Utilizamos cookies para que você tenha uma boa experiência em nosso site. Saiba mais.

  Eu aceito cookies de www.institutototum.com.br.