ABIC – Programa de Qualidade do Café (PQC)
Sucessor do Selo de Pureza, o "Programa da Qualidade do Café – PQC" foi criado em 2004 com auxílio direto do Instituto Totum e foi gerenciado até 2019 pelo Instituto Totum.
O objetivo da ABIC com este Selo é garantir a qualidade da bebida e sua manutenção, demonstrar a qualidade do café brasileiro para o mercado e aumentar a satisfação dos consumidores, aumentando assim o consumo interno de café.
O programa, até o final de 2019, contava com mais de 100 empresas certificadas, totalizando mais de 1000 produtos diferentes.
Neste período, as atividades gerenciadas pelo Instituto Totum foram:
- Concepção do Programa, envolvendo criação da norma, regulamento, termo de adesão, critério de homologação de certificadoras e auditores e laboratórios;
- Gerenciamento do Programa, incluindo Treinamento, credenciamento e gerenciamento das atividades das Certificadoras, Coletora de amostras e Laboratórios de análises;
- Reuniões interlaboratoriais periódicas para calibração dos Laboratórios, incluindo a emissão de relatórios estatísticos;
- Atendimento e esclarecimento de dúvidas às indústrias já participantes ou que possuem interesse de adesão ao Selo;
- Atualização periódica de toda a documentação do Selo;
- Criação de sistemática e procedimentos detalhados para operação e gerenciamento do Selo;
- Reuniões periódicas junto ao Comitê Permanente da Qualidade ABIC, para apresentação da perfomancedo Selo junto ao mercado e tomada de decisão sobre solicitações especiais e apelações provenientes de empresas certificadas;
- Elaboração de relatórios técnicos periódicos ao Comitê Permanente da Qualidade ABIC, incluindo o detalhamento de todas as atividades realizadas relativas ao gerenciamento;
- Elaboração de relatórios de benchmarking codificados para envio às empresas participantes do Selo, auxiliando-as a identificarem potenciais focos de desenvolvimento a partir de uma análise comparativa com o mercado.