noticias

“Inspeção nas Zonas Eleitorais” e “Atendimento ao Eleitor na 28ª ZE” são recomendados ao Selo ISO 9001:2008 da Qualidade


Lília Mara e Marco Tullio - ASCOM - TRE-TO

tre-to1

Após criteriosa avaliação e intenso trabalho de auditoria realizado pelo Instituto Totum na segunda (11) e terça-feira (12), a Justiça Eleitoral do Tocantins terá recomendada a certificação ao Selo ISO 9001:2008 em mais dois relevantes  processos - Inspeção nas Zonas Eleitorais, pela Corregedoria Regional Eleitoral e Atendimento ao Eleitor, na 28ª Zona Eleitoral de Miranorte. Com isso, amplia-se a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade. Desde 2005, os processos que compreendem a realização das eleições já têm esse reconhecimento.

Os trabalhos foram abertos, na sala de reuniões da Presidência do TRE-TO, pelo Vice-Presidente e Corregedor Regional do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, Desembargador Marco Villas Boas. Ele fez uma retrospectiva das atividades de auditoria na Justiça Eleitoral e ressaltou que a diferença está no comprometimento de cada um dos diretores e dos servidores do Tribunal do Tocantins e das Zonas Eleitorais. “Ao terminamos uma eleição, iniciamos o projeto para a outra, quando passamos dois anos trabalhando exaustivamente, o que resulta em um pleito de alta qualidade no Tocantins”, discorreu. A auditoria na 28ª Zona Eleitoral contou com a participação do Juiz Eleitoral Cledson Nunes, o chefe de Cartório da 28ª ZE, Michel Silva Azevedo, e demais servidores.

Além dos processos de monitoramento e melhoria (inspeção das ZEs) e finalístico (atendimento na 28ª ZE), foram auditados outros considerados de apoio, ou seja, que dão suporte à execução dos trabalhos realizados para a inspeção e atendimento - Gestão de Pessoas, Infraestrutura Tecnológica, Gestão de Bens e Serviços para as Eleições e Orçamento para Eleições. As auditoras Roberta Bertoni e Celina Almeida encontraram apenas três “não conformidades” com o método da qualidade, consideradas, no entanto, de pequena relevância, às quais serão propostas planos de ação ao instituto Totum para a certificação ISO 9001, com aprovação do seu conselho.

Pontos Fortes

No relatório, as auditoras identificaram alguns pontos fortes no Sistema de Gestão da Qualidade - a documentação gerada para o sistema, abrangência do relatório utilizado pela Corregedoria Regional Eleitoral ao longo das inspeções nas Zonas Eleitorais, a utilização de ferramenta tecnológica que facilita a rastreabilidade, identificação e proteção das informações e, por último, o envolvimento e domínio do sistema pela representante da direção e alta direção.

Ao término da auditoria na 28ª ZE, quando o processo de atendimento foi reconhecido como de excelência pelas profissionais do Instituto Totum, o Juiz Eleitoral Cledson Nunes agradeceu os elogios e enfatizou o envolvimento da equipe. “Os enaltecimentos recebidos não vão resultar na comodidade da qualidade. Estou muito satisfeito, pois assim há o reconhecimento do que já fazemos em nosso dia-a-dia. Estamos certos do caminho a ser seguido, que é o da melhoria constante”, destacou. O chefe do Cartório Eleitoral de Miranorte do Tocantins, Michel Silva Azevedo, também considerou como merecida as constatações das auditoras. “Com a auditoria os serviços que já prestamos de qualidade ganha reconhecimento e os indicadores vêm para mostrar o que já é realizado”, comemorou.

Elogios

Durante a entrega do relatório, na terça-feira, à alta direção, as técnicas elogiaram a preocupação dos servidores com a qualidade do trabalho. “Parabéns pelo time coeso, envolvido e ajustado ao sistema da qualidade”, afirmou Roberta Bertoni. “Fiquei impressionada com o conhecimento das atendentes da 28ª ZE. Vocês conseguiram ter um sistema de gestão que as pessoas conhecem e que não é apenas um selo na parede”, elogiou Celina Almeida.

Ao receber o relatório, o Diretor-Geral da instituição, José Machado dos Santos, fez questão de destacar e agradecer o patrocínio da Desembargadora/Presidente Jacqueline Adorno, ao permitir e apoiar projetos tão grandiosos e de grande relevância ao cidadão. Ele afirmou estar feliz com a escolha do Cartório Eleitoral de Miranorte como piloto para a certificação das demais 34 ZEs de todo Tocantins. “Acabo de ter a comprovação de que a escolha da 28ª Zona Eleitoral foi certa. O entusiasmo e o comprometimento do Juiz Cledson Nunes foram determinantes para alcançarmos a recomendação”, afirmou. tre-to2 

tre-to3

 

FONTE: TRE-TO

Utilizamos cookies para que você tenha uma boa experiência em nosso site. Saiba mais.

  Eu aceito cookies de www.institutototum.com.br.