noticias

Federação dos Cafeicultores do Cerrado tem processo de certificação de origem e qualidade aprovado em auditoria do Instituto Totum

A Federação dos Cafeicultores do Cerrado, entidade gestora da Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro, buscou uma auditoria independente para verificar os processos envolvidos na Certificação de Origem e Qualidade e dar ainda mais credibilidade e segurança ao seu processo de rastreabilidade. 

O Selo de Origem oferece ao mercado a segurança quanto à autenticidade do café que sendo adquirido: os lotes são acompanhados do Selo Origem (costurado na sacaria), Laudo de Qualidade e Certificado de Origem e Qualidade.

Instituto Totum, organismo de certificação de terceira parte, é o responsável pela auditoria independente do processo, encarregado de analisar toda documentação, processos e amostras in loco na Federação dos Cafeicultores do Cerrado e armazéns credenciados. Esse trabalho começou em 2015 e, após a implantação de várias melhorias, em 2016, a Federação recebeu do Instituto Totum o Certificado de Conformidade de todo o processo de certificação de Origem e Qualidade, um excelente resultado que traduz a seriedade do processo.

“A aprovação de nosso processo de Certificação de Origem e Qualidade pelo Instituto Totum gera ainda mais credibilidade a nossa Denominação de Origem por se tratar de uma auditoria isenta de um organismo terceiro atestando o profissionalismo e seriedade aplicados à Certificação, o que gera valor em nossa entrega ao mercado”, disse Juliano Tarabal, superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado.

Segundo o sócio-diretor do Instituto Totum, Fernando Giachini Lopes, a certificação confere ainda mais credibilidade à Denominação de Origem sob responsabilidade da Federação, agregando mais valor ao produto. “Nosso trabalho de auditoria atestou a seriedade e o primor técnico da Certificação de Origem e Qualidade da Federação - é uma honra termos mais esse parceiro certificado no agronegócio”, afirma.

A região do Cerrado Mineiro abrange 55 municípios localizados no Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas. A Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro é reconhecida pelo sabor diferenciado e pela alta qualidade. Os trabalhos de auditoria do Instituto Totum são realizados anualmente, envolvendo visita às instalações da Federação, testemunhal dos trabalhos de rastreabilidade e visita aos armazéns credenciados. A próxima visita está prevista para o agosto deste ano.

Sobre o Totum

Instituto Totum é um Organismo de Certificação que atua no mercado de auditoria independente, selos e programas de autorregulamentação, desde 2006, gerenciando mais de uma dezena de selos e programas de certificação nos mais variados segmentos. Fornece soluções integradas aos clientes, desde a concepção até a execução de projetos concebidos para integrar e desenvolver cadeias de negócios através de selos e certificações setoriais.

FONTE: SEGS  //  SNA  //  Revista Cafeicultura  //  Agro em dia
Data: 28/02/2018

Utilizamos cookies para que você tenha uma boa experiência em nosso site. Saiba mais.

  Eu aceito cookies de www.institutototum.com.br.