noticias

ABEEólica e Abragel lançam Certificado e Selo de Energia Renovável

A Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e a Associação Brasileira de Energia Limpa (Abragel), em parceria com o Instituto Totum, lançaram ontem, dia 14, em Brasília, o Certificado e Selo de Energia Renovável provenientes das fontes eólica, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas. O objetivo principal é agregar valor aos empreendimentos de geração e de consumo de energia renovável que, além de cumprir as exigências legais as quais estão sujeitos, desenvolvem programas socioambientais voluntários, que ratificam seus compromissos com a sustentabilidade.

O Certificado de Energia Renovável consiste na certificação de empreendimentos de geração de energia renovável que cumpram requisitos pré-estabelecidos levando em consideração aspectos ambientais e socioeconômicos. Já o Selo de Energia Renovável é adquirido por consumidores que fazem uso dessa energia certificada, como forma de diferenciar seu consumo, produtos e serviços.

"As partes envolvidas no processo são beneficiadas diretamente. O gerador pode promover e inserir o certificado obtido nas negociações dos contratos de venda de energia. A empresa que utiliza essa energia certificada agrega valor em seus produtos e serviços a partir do selo de energia renovável, gerando exposição como consumidora e apoiadora de energias renováveis de baixo impacto socioambiental, propiciando ao consumidor final a aquisição de produtos e serviços sustentáveis", destaca a presidente executiva da ABEEólica, Elbia Melo.

O Certificado e o Selo de Energia Renovável foram desenvolvidos por um grupo técnico cuidadosamente escolhido pela ABEEólica e pela ABRAGEL, composto por diversos especialistas nas áreas de energia, sustentabilidade, mercado e certificação. A gestão do Programa fica sob a responsabilidade do Instituto Totum, uma certificadora especializada em programas de auto-regulamentação e selos setoriais, acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro para Gestão da Qualidade NBR ISO 9001.

"Essa nova solução permite fomentar o mercado de energia elétrica gerada a partir de empreendimentos que utilizam fontes renováveis com alto desempenho técnico, social, econômico e ambiental. É um nicho de mercado que vemos muito potencial no Brasil e certamente evoluirá muito nos próximos anos", afirma Charles Lenzi, presidente da Abragel.

Para adquirir o Certificado ou o Selo de Energia Renovável, os interessados devem preencher um questionário preliminar disponível no site www.seloenergiarenovavel.com.br, enviá-lo preenchido para a Gerenciadora (Instituto Totum) através do email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., ou contatar diretamente a ABEEólica e/ou Abragel.

fonte: Site Revista Meio Ambiente Industrial / Site Instituto Carbono Brasil / Site O Empreiteiro / Site Renova Energia / Site TN Petróleo
Data: 15/08/13

Utilizamos cookies para que você tenha uma boa experiência em nosso site. Saiba mais.

  Eu aceito cookies de www.institutototum.com.br.