noticias

Selo de qualidade premia empresas que produzem energia renovável

Cinco empreendimentos desenvolvidos no país foram os primeiros a receber o título

Atestados de sustentabilidade comprovarão o papel internacional de destaque da matriz energética limpa brasileira. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, esteve em Brasília.

Ela participou ontem (14) do lançamento do Certificado e Selo de Energia Renovável das fontes eólica, de biomassa e de pequenas centrais hidrelétricas. Cinco empreendimentos desenvolvidos no país foram os primeiros a receber o título.

O selo surge como mecanismo de valorização de ações inovadoras realizadas pelas empresas em território nacional. A ministra destacou a liderança brasileira no assunto.

Segundo os idealizadores da certificação, cerca de 90% da energia consumida no país são produzidos a partir de fontes limpas. "O Brasil tem de continuar a investir na matriz energética renovável", enfatizou.

Para fomentar fontes limpas como a eólica e a solar, Izabella Teixeira ressaltou a importância de ação conjunta do governo com os demais envolvidos no processo.

"É necessária uma interlocução efetiva entre o setor privado e produtivo e os próprios investidores", explicou. "Temos de dar celeridade às iniciativas e inovar nas questões ligadas ao licenciamento".

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, reiterou a necessidade de um esforço integrado. "É preciso unir forças para dar continuidade ao desenvolvimento do Brasil que queremos", afirmou.

Entre os diversos segmentos, Lobão destacou a geração de energia por meio dos ventos. "O Brasil é o que mais cresce no avanço e no que diz respeito à instalação de energia eólica", explicou.

REQUISITOS

Desenvolvido ao longo de mais de dois anos, o Certificado e Selo de Energia Renovável é uma iniciativa da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e da Associação Brasileira de Energia Limpa (Abragel), com gestão do Instituto Totum.

O certificado será conferido a empreendimentos de geração de energia renovável que cumprirem requisitos ambientais e socioeconômicos. O selo será conferido aos consumidores que usarem a energia certificada.

Para solicitar o certificado ou o selo, os interessados devem completar um formulário preliminar disponível no site. Em seguida, é necessário enviar o questionário para o Instituto Totum pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Confira os cinco primeiros empreendimentos que receberam o certificado:

Pequena central hidrelétrica - Ninho da Águia (CPFL Renováveis)
Pequena central hidrelétrica - Pinhal (CPFL Renováveis)
Complexo Eólico - Bons Ventos (CPFL Renováveis)
Pequena central hidrelétrica - Porto das Pedras (Atiaia Energia)
Eólico - Honda Energy do Brasil Ltda (Honda Energy)

 

Fonte: Site Rede Brasil Notícias / O Estado do Ceará / Site Meio Ambiente News / Site do Ministério do Meio Ambiente / Site Instituto Ventura / Site Sebrae / Jornal Brasil on-line
Data: 15/08/13

Utilizamos cookies para que você tenha uma boa experiência em nosso site. Saiba mais.

  Eu aceito cookies de www.institutototum.com.br.